Visto EB5, residência através de investimento em centros regionais

EB5 investment visa program

EB5 Employment Based 5th Preference

Visto EB5 e a possibilidade de residência nos EUA atraves de investimento am centros regionais.

Foi aprovado em 1990 pelo congresso americano uma certa lei [Seção 203 (b) (5) do INA] cujo objetivo era incentivar o investimento de capital estrangeiro nos Estados Unidos e estimular a economia americana criando novos empregos. Este programa é conhecido como EB-5 ou seja, “Employment Based 5th Preference”.

Existem duas opções de investimento através do programa EB5. Uma delas é através do Program Piloto de Investidor EB-5 o que requer investimento passivo (e de certo risco) de meio milhão de dólares em um certo Centro Regional.

“Regional Centers” ou Centros Regionais são grandes empreedimentos comerciais já designados e aprovados pelo USCIS (depto de imigração dos EUA) para fim de concessão de Green Cards para investidores estrangeiros. Existem atualmente centenas de Centros Regionais ao redor do país.
O investimento de 500 mil dólares pode ser através da compra de cotas de um determinado Centro Regional (sendo que a eventual venda destas cotas geralmente pode ocorrer 5 anos mais tarde, a um valor a saber apenas no futuro).

Mais comum e seguro atualmente é o “Loan Model”, ou seja, investimento através de empréstimo onde os 500 mil dólares seriam investidos como um empréstimo a um Centro Regional com taxa de juros por volta de 0.8% ao ano (pagos uma vez por ano, geralmente em março) e o valor total do empréstimo ($500.000 mil) são retornados no fim do termo do empréstimo que geralmente é de 6 anos.

A outra opção seria através de investimento em um Programa Básico EB5 considerado um “novo empreendimento comercial”, ou seja, investimento de 500 mil ou 1 milhão de dólares em um novo empreedimento comercial, que o investidor criaria e conduziria. No entanto, neste caso o investidor estará ativamente envolvido nas atividades do negócio e na criação de empregos, comparado ao anterior, onde o investimento é absolutamente passivo envolvendo apenas a compra das cotas ou o empréstimo dos 500 mil dólares.

O governo dos Estados Unidos emite 10.000 vistos EB-5 por ano, 3.000 deles sendo designados para aqueles que desejam investir em um determinado Centro Regional.

O programa EB5 permite que o investidor e sua família direta (cônjuge e filhos menores de 21 anos na data de impetração do formulário I-526) tornem-se residentes legais dos Estados Unidos (obtendo Green Card) por meio deste investimento de 500 mil dólares desde que o centro regional satisfaça todas as exigências impostas pelo USCIS, entre elas, a criação de pelo menos 10 empregos de período integral para americanos ou residentes 2 anos após o investimento.

O investidor terá que provar a fonte destes 500 mil dólares, ou seja, é necessário rastrear a proveniência destes por 5 anos a fim de se mostrar a origem e legitimidade destes fundos.

As custas e honorários totais para um processo EB-5 giram em torno de $70 a $90 mil dólares pois incluem taxas impostas pelos centros regionais (geralmente $50 mil dólares de taxa administrativa do Centro Regional, mais aproximadamente $20 mil dólares de honorários pagos no curso de mais de 2 anos) e custas processuais como taxas do formulários, traduções de vários documentos, etc.

Esta é uma excelente opção para investidores que dispõem de capital adequado e que buscam obter o Green Card de forma rápida para si e sua família, sem estarem envolvidos nas atividades diárias de um certo negócio a ser desenvolvido nos EUA.

Temos conhecimento de diversos advogados de imigração que poderão auxilia-lo na obtenção de vistos em diversas cidades nos EUA. No entanto somos profissionais nos setor imobiliário e estamos a sua disposição para ajuda-lo na compra ou aluguel de sua nova residência assistindo a voce e sua família em cada passo migratório.

Visite https://investinmiami.com para começar a buscar sua proxima residência.

Disclaimer: We are not attorneys and we do not provide legal counsel, we are real estate consultants and because of the high demand of families looking to migrate, the EB5 visa program seems a viable option. Consult your attorney.